quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

10 DICAS PARA CONTROLAR SUA IRA


N°1: Dê um Tempo - Contar até 10 não é só para crianças. Antes de reagir à uma situação tensa, respire fundo e conte até 10. Acalmar-se ajuda controlar seu temperamento. Se necessário afaste-se da pessoa ou situação até sua frustração diminuir um pouco.

N°2: Assim que se Acalmar, Expresse seu Desapontamento - Quando começar a pensar claramente, expresse sua frustração de forma assertiva, sem confronto direto. Relate suas preocupações e necessidades clara e diretamente, sem ferir o outro ou tentar controlá-los.

N°3: Faça Exercício - Atividade física descarrega as emoções, principalmente se você está a ponto de explodir. Se sua raiva está aumentando, uma caminhada ou corrida bloqueia este fenômeno. A atividade física estimula várias substâncias químicas que causam felicidade e bem estar, deixando-o mais relaxado do antes da atividade.

N°4: Pense antes de Falar - No calor do momento você pode falar algo que se arrependerá depois. Dê um tempo para reorganizar seu pensamento antes de se manifestar e permita aos outros envolvidos na situação fazerem o mesmo.

N°5: Identifique as Soluções Possíveis - Em vez de focar na situação que o deixou bravo, foque em resolver o problema. O quarto bagunçado dos seus filhos te deixa louco? Feche a porta. Seu parceiro(a) atrasa para o jantar toda noite? Marque o jantar para mais tarde ou concorde em comer sozinho algumas noite. Lembre-se que a raiva não resolverá o problema, pode até piorá-lo.

N°6: Fale em Primeira Pessoa - Para evitar crítica ou tentar achar o culpado, o quê pode aumentar a tensão, fale em primeira pessoa para descrever o problema. Seja respeitoso e específico. Por exemplo, diga - "Estou triste porque você saiu da mesa sem se oferecer para lavar a louça.", ao invés de -"Você nunca ajuda na casa !"

N°7: Não Guarde Rancor - Perdão é um instrumento poderoso. Se você permitir que a raiva e outros sentimentos negativos ocuparem o lugar de sentimentos positivos, você pode acabar se tornando uma pessoa amarga ou sentir-se um eterno injustiçado. Porém, se você conseguir perdoar alguém que te magoou, ambos podem aprender com a situação. Não devemos esperar que as pessoas ajam conforme esperamos o tempo todo.

N°8: Use o Humor para Diminuir a Tensão - O humor diminui a tensão. No entanto, não seja sarcástico. Pode piorar a situação e magoar alguém.

N°9: Pratique Relaxamento - Quando a raiva vier, use técnicas de relaxamento. Pratique exercícios de respiração profunda, imagine cenários acolhedores, ou repita frases calmantes como por exemplo - "Acalme-se.". Você pode também ouvir música, escrever algo ou fazer ioga. Tudo que te trouxer sensação de alívio.

N°10: Descubra Quando necessita Procurar Ajuda - Aprender a controlar a raiva é um desafio para qualquer pessoa. Considere procurar ajuda se perceber se sua raiva está fora do controle, se faz coisas que depois se arrepende ou magoa pessoas a sua volta. Você pode aprender a identificar fatores que desencadeiam sua raiva, reconhecer sinais que você está saindo dos limites e aprender a responder à raiva e frustração de forma sadia e controlada. Explore sentimentos desencadeantes como depressão e tristeza.
E seja feliz 

3 comentários:

  1. Gilberto, muito bom seu texto! Monitorar nossa ira só nos faz bem!
    Abraços e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  2. Na atual conjuntura, essas dicas vieram mesmo a calhar, Gilberto...
    IMPORTANTÍSSIMAS!!!
    OBRIGADA!!!

    Um XÊRO,
    da Lúcia

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Críticas construtivas são muito bem vindas.
Obrigado!