sábado, 10 de outubro de 2009

VULCÃO DE NOVA IGUAÇÚ

Certa vez li alguma coisa a respeito da existência de um vulcão extinto, localizado no Maciço do Mendanha, no município de Nova Iguaçu e, resolvi me informar melhor sobre o assunto.

Descobri que o vulcão foi descoberto por geólogos do Departamento de Geociências da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Itaguaí, RJ.

Até hoje ouço pessoas falando sobre o vulcão e os estragos que ele poderia causar se voltasse a entrar em atividade.

Percebo que o medo é evidente, principalmente nas pessoas que moram naquela região e até dá para entender o motivo, afinal todos sabemos os danos que uma possível erupção pode causar.

Semana passada li um artigo que fala da não existência do tal vulcão e novamente resolvi pesquisar sobre o assunto e dessa vez, descobri o seguinte:

Foram feitos novos estudos científicos e, eles revelaram que as rochas com aparência de origem eruptiva são, de fato, constituintes de corpos intrusivos sub vulcânicos, demonstrando inexistência de cratera, cone, bomba vulcânica, lava e fluxo piroclástico e, conseqüentemente a inexistência do referido vulcão extinto.

Cheguei a ter conhecimento de que, na época, o Ministério Público interditou o funcionamento de uma pedreira que escavava uma das paredes externas do vulcão, mas algum tempo depois a mesma pedreira voltou a fazer escavações no local, porém não tomei conhecimento das circunstâncias que fizeram a retomada da mineração. Então parti para novas pesquisas:

A interdição do funcionamento da pedreira motivou a realização do projeto TAC (Termo de Ajustamento de Conduta – aplicados a empreendimentos minerais do Estado do Rio de Janeiro). O relatório final concluído em 2005, afirmou a presença do “edifício vulcânico”, entretanto negou a existência da “cratera vulcânica”, recomendando-se assim a reabertura da mineração com escala reduzida.

Naquela mesma região funcionavam outras pedreiras, que segundo uma amiga minha que mora próximo a elas, continuam fechadas, não sei o porque. Paralelamente a interdição por causa das escavações nas paredes do suposto vulcão, havia também a reclamação dos moradores locais devido aos problemas causados pelas explosões freqüentes. Quanto a isso não sei explicar, o que posso dizer no momento é que segundo alguns cientistas o "vulcão jamais existiu".

Bom, então agora cabe avisar aos moradores aterrorizados, que o vulcão é um mito que foi desvendado e portanto, não existe o risco de uma catastrófica erupção.

8 comentários:

  1. OLÁ !!!
    GILBERTO ADOREI SUA POSTAGEM, MAIS ESSE VULCÃO TÁ MORTINHO DA SILVA RSRSR BJS MEU AMIGO ESTOU COM SAUDADES DE TI, TENHA UM ÓTIMO FDS.

    ResponderExcluir
  2. Pesquisas científicas recentes negaram a existência do vulcão acima citada. Refere-se Google Acadêmico e leia-se os artigos científicos. Alguns artigos pode ser baixado integralmente.

    ResponderExcluir
  3. meu nome é edna moro aqui na estrada de madureira há 26 anos e quando minha familia veio morar aqui ficamos sabendo do vulcão e de uns rapazes que subiram em escurção e quatro não voltaram uma das mães mora perto do ponto de onibus aqui de frente ao posto de gasolina shell eu fiquei aterrorizada pois disserão que antes eles virão uma velha muito velha no meio do caminho que lhes disse que voltace e ele ñ atenderamseguindo em frente quando veio a tragedia de uma pedra grande esmagar quatro deles os outros quatros descerão os bombeiros que voram uns deles tambem chegaram a ver a tal velha que falou: eu avizei. e a velha sumia no meio dos matos eu acho que isso foi verdade hoje ñ se ver isso mais antigamente é provaveu que sim pois ñ tinha casa no morro como uma velha muito velha estaria fazendo no morro foi um espirito que avisou e eles ñ atendeu rindo do espirito e depois veio as conseguencia o nome da mãe é lurdes quem sabe ela diga a verdade do acontercimento.

    ResponderExcluir
  4. GRANDE MENTIRA ESSE TAL VULCAO E ATE HOJE ISSO TRAS UM BOM TURISMO PARA NOVA IGUAÇU

    ResponderExcluir
  5. Eu particulamente torço pela exitencia do vulcao, falo isso nao pensando em uma catastrofe Deus me livre se for verdade que esse vulcao continue no sono profundo e sim para o bem de Nova Iguaçu, como ja foi dito ele trouxe um bom turismo pra cidade que ajuda a desmentificar a realidade de pobreza que a cidade tem, com esse vulcao Nova Iguaçu ganha atençao dos olhares de pessoas de outra regioes do Brasil e ate do mundo coisa que nao acontece com frequencia por causa da falta de conhecimento do povo brasileiro que muitos ainda nao sabem do vulcao, em achar que aqui so tem violencia mortes favelas e degradaçoes, e uma pena mas esse guadro ta melhorando N.Iguaçu ta crescendo cade veis mais,

    ResponderExcluir
  6. Aquela parte mais alta do vulcao de NI e lindo tem um formato q me lembra das montanhas do exterior e aqueles vergalhoes nas ladeiras parece mesmo cicatrizes geologicas formadas pelo vulcao isso se ele for de verdade, quando eu era pequeno so ficava olhando pra aquele morro admirando sua beleza um abraço a todos deste site.

    ResponderExcluir
  7. Algumas pessoas acham que é mentira o vulcão de N.I mais eu acredito sim primeiro foi os geólogos que descobriu o vulcão depois pra confirmar o fato Deus revelou na igreja da minha tia uma chama escaldante debaixo da Serra de Madureira na época em um culto de oração na igreja evangélica dela,a pessoas inclusive evangélicos que não acreditam na revelação de Deus mais Deus revela sim e já mostrou que o vulcão ta la adormecido so esperando a hora de despertar.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Críticas construtivas são muito bem vindas.
Obrigado!